Vygotsky
Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)
Nasceu em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia
Formação: Aos 18 anos matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.
Obras: Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia.
Principais pensamentos: O papel do adulto como mediador no aprendizado das crianças; e a Expansão dos horizontes mentais, isto é, ampliar através do ensino as estruturas cognitivas da criança.
VYNGOTSKY E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Vyngotsky, apoiou a revolução russa pois, sempre acreditou em uma sociedade mais justa onde não há conflito social e exploração. Com base nesses pensamentos revolucionários, baseou sua teoria no desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, assim, ressaltou a instituição escolar como mediadora importante na formação do conhecimento. Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
Na teoria de Vyngotsky, o papel da instrução é um fator positivo, onde a criança aprende conceitos adquiridos no cotidiano e passarão a trabalhar com essas situações de forma consciente. Isto é, uma transformação social pode nesse sentido pode alterar através da percepção cognitiva reduzir o preconceito e também os conflitos sociais. Esses processos psicológicos são de natureza social e por isso deve, ser analisados e trabalhados levando-se em conta os fatores sociais.
Quanto a percepção, o pensador observou as reações biológicas das crianças, isto é a criança no início de sua vida tem apenas sensações orgânicas - tensão - dor - calor , principalmente nas áreas mais sensíveis. Quando a criança deixa de sofrer influência desses processos biológicos, passa a perceber a realidade. Para a percepção da realidade as crianças necessitam desses