vygotsky
Luria afirmava, repetidas vezes, que Vygotsky foi um indivíduo muito especial – "um gênio" – que lhe ajudou a ampliar e aprofundar a compreensão de sua tarefa enquanto pesquisador. Luria foi quem se dedicou mais intensamente ao estudo das funções psicológicas relacionadas ao sistema nervoso central, tornando-se mundialmente um renomado neuropsicólogo.
O próprio Luria considera que as investigações de Vygotsky sobre lesões cerebrais, perturbações da linguagem e organização de funções psicológicas em condições normais e anormais, realizadas na década de vinte, foram as bases para uma nova área da ciência, a neuropsicologia, que é uma área interdiciplinar que envolve as disciplinas de neurologia, psiquiatria, psicologia, fonoaldiologia, lingüística e outras, que tem como objetivo estudar as inter-relações entre funções psicológicas humanas e sua base biológica.
Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é a idéia de que as funções mentais superiores são constituídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o meio físico e social juntamente com instrumentos e símbolos desenvolvidos na sua vida social, o ser humano cria e transforma seus modos de ação. É essa visão sobre o funcionamento psicológico que está na base das concepções de Vygotsky a respeito do funcionamento do cérebro. O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo desse processo de interação. Não podemos pensar no cérebro como um sistema fechado, com funções pré-definidas, que não se altera no processo de relação do homem com o mundo.
Em nenhuma espécie animal o modo de funcionamento do organismo está completamente estabelecido no momento do nascimento.Existe sempre certa flexibilidade, uma possibilidade de variação nos comportamentos típicos da espécie e é isso que garante a capacidade de adaptação dos seres vivos a diversos ambientes, portanto, o processo