Vygotsky
Este estudo visa analisar e estudar as teorias de Lev Vygotsky, pesquisador que criou sua própria teoria de aprendizado e desenvolvimento humano. Ao analisar as outras teorias já existentes - e se posicionando contra os conceitos de algumas delas - Vygotsky ampliou o entendimento sobre o comportamento e aprendizado humano. Focando a interação e a necessidade social, as teorias desse importante pesquisa-dor russo influenciaram muito o ensino atual, pois provaram a importância do convívio social e a troca de experiências. Esse tema é explorado através da aproximação de indivíduos em níveis diferentes de saber com o objetivo de se ter um aprendizado baseado na troca de experiências e interação entre eles.
DINÂMICA
A classe é separada em duplas, onde cada pessoa segura um pirulito em uma das mãos. O braço dessa mão com o pirulito é estendido à frente do corpo e não poderá ser dobrado até o final da brincadeira.
A mão livre pode abrir o invólucro do próprio pirulito ou do pirulito do parceiro. O objetivo então, é descobrir uma forma de consumir os pirulitos, sem dobrar o braço que os detém.
A solução se dá quando os alunos percebem que só poderão consumir o pirulito de quem for sua dupla. Surgirá uma reação em cadeia, quando a primeira dupla começar a consumir o pirulito, todos os demais farão o mesmo. É ressaltada então, a importância da convivência social e a necessidade da ajuda mútua para realização de tarefas e para o aprendizado.
CONCLUSÃO
Esperamos que este trabalho tenha deixado claro a importância de Vygotsky ao fornecer uma espécie de elo que faltava à teoria piagetiana, vertente essa que surge muito forte no cenário educacional brasileiro com a Pedagogia Crítica dos Conteúdos. O objetivo deste trabalho é expandir os conhecimentos sobre Vygotsky, para assim, aplicá-lo no aprendizado das crianças. Ressaltamos que essa teoria está muito em voga atualmente,