etica, motal e direito
Faculdade de Ciências Humanas de Itabira - FACHI
DIREITO, MORAL E ÉTICA
Dagma C. Silva
ITABIRA
2013
Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI
Faculdade de Ciências Humanas de Itabira - FACHI
DIREITO, MORAL E ÉTICA
Dagma C. Silva
Trabalho apresentado na disciplina de Direito Empresarial, do 6º período, do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas de Itabira.
ITABIRA
2013
Ética, Moral e Direito: diferenciações necessárias
INTRODUÇÃO
No contexto das relações interpessoais existentes as ações de uma pessoa podem afetar todo o meio social, um grupo específico ou ainda a individualidade.
Quando os indivíduos se vêem diante de tal situação surge a necessidade de pautar seu comportamento com base em princípios internos, os quais cada indivíduo julga como forma correta de agir. Tais princípios formam a moral do indivíduo. E a moral não é um comportamento espontâneo, mas fruto de uma reflexão realizada internamente. Nesse sentido, o que é moralmente aceito por determinado grupo ou pessoa pode não o ser para outro, de modo que a conduta poderá ser ou não aceita pelo meio social.
A ética, por sua vez, visa explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. Ressalte-se que o valor da ética está naquilo que ela explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas.
Há de ressaltar que não se pode deixar de lado todo o contexto histórico da sociedade para analisar o ponto de vista ético e moral, bem como deve-se analisar o Direito conjuntamente com o contexto.
Ao longo do presente trabalho ressaltar-se-á as diferenciações necessárias acerca dos institutos da ética, moral e o Direito como um todo.
DIFERENCIAÇÕES NECESSÁRIAS
O homem e suas ações no tempo e no espaço,