técnico em segurança no trabalho
Generalidades
Medida preventiva que antecede e elimina todas as condições de risco encontradas na área de trabalho. objetivos gerais: -Identificar os riscos de acidentes e doenças no local de trabalho; -Conquistar a colaboração da equipe de trabalho para a prática da prevenção; -Despertar a confiança dos trabalhadores na administração.
Tipos
1. Geral – aquela que é realizada anualmente e em toda a empresa, objetivando verificar as condições do local de trabalho.
2. 2. Específica ou detalhada – aquela executada dentro de uma área específica (determinado setor ou máquina) , devendo sua rotina ser, pelo menos, mensal. Ela pode avaliar um setor específico ou mesmo apenas alguns aspectos, como riscos de acidentes, condições ergonômicas, entre outros.
3. Especial – aquela que não segue um programa específico e pode contemplar um ou mais processos e/ou atividades.
4. Oficial – aquela realizada pelas autoridades.
5. Interna – SESMT, gerência, CIPA, manutenção, etc.
6. Externa – órgãos oficiais, seguradoras, serviços públicos, etc.
7. Periódicas – obedecendo a um planejamento diário, semanal, mensal, etc.
8. Extraordinárias – em caso de incidentes ou acidentes com ou sem afastamento, no cenário do acidente.
9. Formais – planejadas com antecedência e acompanhadas por membros da chefia de setores, gerência administrativa, etc.
10. Informais – sem planejamento de qualquer natureza, levando em conta apenas a rotina de trabalho e as condições de segurança em que o mesmo é realizado.
11. Técnica – levando em consideração apenas os aspectos técnicos de funcionamento dos sistemas, que podem ser: EPIs, EPCs, máquinas, equipamentos, dispositivos de prevenção e combate a incêndios, estações de trabalho, etc.
Obs. 1: a natureza do trabalho determinará o tipo de inspeção de segurança e com que freqüência as inspeções de segurança devem ser realizadas.
Uma inspeção de segurança implica necessariamente em quatro passos. 1.