Ler Dort
INTRODUÇÃO
Ler / Dort, não é uma doença, e sim um desequilíbrio gerada por motivo de movimentos repetitivo.
Está lesão pode se manifestar em varias áreas de atuação como nos esportes, ou nas áreas operacionais. Com o aumento da produtividade nas Industrias e as mesmas não analisando a necessidade de seus colaboradores, ajudou a desencadear este distúrbio que provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.
Postura inadequada, digitação por tempo excessivo, são um dos motivos que levam as pessoas a adquirirem esta disfunção.
Hoje já se usa métodos preventivos para a redução deste quadro, como equipamentos ergonomicamente corretos, redução da jornada de trabalho e intervalos para descanso.
DEFINIÇÃO
L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) Não é propriamente uma doença, são lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica ou posições desagradáveis por longos períodos. É um tipo de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é ilegal demitir um trabalhador por causa da LER, assim como de qualquer outra doença ocupacional relacionada ao trabalho.
COMO SE ADQUIRE
Com a Revolução Industrial, esses quadros clínicos, configuraram-se claramente como decorrência de um desequilíbrio entre as exigências das tarefas realizadas no trabalho e as capacidades funcionais individuais, tornando-se mais numerosos. A partir da segunda metade do século XX adquiriram expressão em número.
Agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em