Vygotsky e henri wallon
Teoria Histórico-cultural.
Construiu uma nova Psicologia fundamentada nos princípios do materialismo histórico dialético de Karl Marx.
Considera haver as FUNÇÕES ( Processos)PSICOLÓGICAS ELEMENTARES E SUPERIORES:
FPE – são aquelas que os indivíduos já possuem (atos reflexos, atenção involuntária).
FPS – são aquelas desenvolvidas ao longo da vida, como atenção voluntária, imaginação, memória. Podem ser FPS rudimentares, surgem com a formação de conceitos espontâneos na atividade cotidiana; ou FPS avançadas, aquelas desenvolvidas mediante processos de aprendizagem sistematizada.
No quesito desenvolvimento aponta existirem três zonas: ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL: corresponde a tudo o que o sujeito consegue realizar sozinho. ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL: corresponde ao nível máximo que o indivíduo pode atingir sendo mediado por outra pessoa. ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: É o caminho entre os dois níveis anteriores. É nesta área que deve ocorrer a mediação para otimizar a aprendizagem.
MEDIAÇÃO: Meio para se conseguir realizar algo.
Esta pode ser: INSTRUMENTAL: através da utilização de instrumentos – Materiais: objetos mediadores.
Simbólica: Os signos que formam a linguagem, que vai mediar as interações. SOCIAL: ação na qual um sujeito auxilia o outro. PEDAGÓGICA: é um tipo de mediação especial que acontece no ensino sistematizado.
INTERNALIZAÇÃO: é a transformação de um conceito interpessoal (exterior) para um conceito intrapessoal (interno). É a apropriação de um conceito.
FALA EGOCÊNTRICA: aparece nas crianças menores de 3 anos. Falam sozinhas. É uma forma de transição para a fala exterior.
PROCESSOS METACOGNITIVOS: Está ligado à fala interior. Através dele, o sujeito percebe o quanto está aprendendo algo, se precisa rever. É aquela conversa consigo mesmo.
A APRENDIZAGEM É ANTERIOR AO DESENVOLVIMENTO.
A INTERAÇÃO É O MEIO PELO QUAL O HOMEM SE CONSTRÓI HOMEM.
Sua teoria aponta para a importância da interação também