Reflexão dos fundamentos teóricos de Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.
Introdução
Refletir os fundamentos teóricos é uma prática cada vez mais importante na educação, mas para isso faz-se necessário conhecer e entender os pensamentos de autores de grande expressão para a educação.
Para contribuir com essa reflexão, anexamos a este material uma súmula das teorias de aprendizagem de: Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.
Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem.
As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas sim que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento.
Citamos neste relatório alguns pontos básicos das Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à Educação: Freud, Piaget, Wallon e Vygotsky.
Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud nasceu em Príbor, cidade da República Checa no ano de 1856. Mentor da psicanálise, responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais. Criou uma nova teoria onde estabelecia que as pessoas ficavam com a mente doente pois não colocavam seus sentimentos para fora. A partir de sua teoria iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para estes pacientes. Ao observar a melhoria dos pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.
Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de