Faculdade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS
Atividade apresentada ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância – CEAD como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Psicologia da Educação, sob orientação da tutora à distância.
INTRODUÇÃO A educação de hoje tem base nas descobertas de grandes nomes do passado. Os estudos, pesquisas e conclusões de grandes vultos da história da psicologia, psicanálise e pedagogia permitem que hoje possamos estruturar a educação com base em suas considerações e avancemos, buscando progresso na educação superior ao que temos hoje. Freud, Piaget, Vigotski e Wallon são figuras históricas de expressão mundial e que influenciaram áreas além das que se dedicaram. É importante que possamos verificar suas principais contribuições para a psicologia da educação e saibamos como aplicá-las hoje. Alunos e educadores de nosso tempo são beneficiados por meio do que eles alcançaram no passado. Cabe aos professores conhecer sua conclusões e aplicá-las de modo adequado. Veremos neste relatório o que cada um desses nomes apresentou de mais relevante para a psicologia da educação e como elas podem ser consideradas dentro do contexto educacional de nossos dias.
SIGMUND FREUD
Considerado o “Pai da Psicanálise”, Sigmund Freud nasceu em 1856, em Freiberg, na Morávia. Ele cursou medicina na Universidade de Viena, especializando-se em neurologia. Ele foi pioneiro em estudar o consciente humano e suas motivações.
Segundo o próprio Freud, a psicanálise não teria como auxiliar a educação. Para ele, “a educação é impossível”. Pensava desse modo por entender que as tarefas que deveriam ser realizadas pelo educador não seriam exequíveis, de acordo com o que havia estudado como psicanalista. No entanto, seu trabalho permitiu que fossem levantados conceitos úteis para a área da educação.
As pulsões parciais, presentes na sexualidade infantil, devem ser trabalhadas pelo educador