Vygotsky, piaget e ausubel
A)Deve-se entender que é com essas teorias que o conhecimento humano é construído e que nessa construção pensamentos, sentidos e ações estão integrados. Varias teorias falam como isso se dá, propõem distintos modos teóricos, por exemplo como as redes conceituais de Ausubel, os esquemas de assimilação de Piaget ou ainda os signos e instrumentos como construções sociais de Vygotsky. Contudo a internalização destas construções possibilita uma construção do aprendiz. A interação social é vital.O compartilhar significados, via interação social entre professor e aprendiz, é condição primordial para que se consume o ato de ensinar.
B) Piaget se referia à estrutura cognitiva como uma rede de esquemas,por exemplo, a aprendizagem se dava através da interação entre o sujeito cognoscente (aprendiz) e o objeto de conhecimento. Ausubel tem a estrutura cognitiva como uma rede conceitual. Ou seja, não é a quantidade de informações que faz o individuo inteligente, para Ausubel, mas as relações que ele consegue fazer entre elas, quanto maior for maior será a rede conceitual de modo a garantir uma aprendizagem significativa. No caso Vygotsky, esta relação está mediada por outra pessoa ou por signos, a relação do homem com o mundo, para ele era sempre mediada. Os elementos mediadores podem ser de dois tipos, os instrumentos e os signos.
C)PIAGET - Foco nas estruturas cognitivas do sujeito, elas mudam através dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio, ou seja, níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.
VYGOTSKY - Para ele o desenvolvimento cognitivo é limitado potencialmente para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e a aprendizagem se dá associada ao grupo; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser