Vygotsk
Não se pode pensar que a criança vai se desenvolver com o tempo, pois a mesma não tem experiências e recursos para aprender isso sozinha, ela precisa de alguém mais experiente para que a ensine o caminho do desenvolvimento. A relação entre pensamento e linguagem é pequena. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é o instrumento de relação com os outros e importante na constituição como individuo. Além disso, é através da linguagem que aprendemos a pensar.
Para Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é o espaço entre o nível de desenvolvimento real de resolver problemas independentemente e o nível de desenvolvimento proximal, determinado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um companheiro mais maduro. As aprendizagens ocorridas na ZDP fazem com que a criança se desenvolva ainda mais. A missão de um educador escolar é de favorecer esta aprendizagem, sendo um conciliador entre a criança e o mundo. Através disso a criança irá construir suas próprias estruturas psicológicas.
É necessário trabalhar a estimativa das competências da criança, para tornar o desenvolvimento efetivo e para que os processo de aprendizagem sejam aplicados de forma correto.
Vygotsky: raízes genéticas do pensamento e da linguagem – linguagem é considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.
REFERENCIA:
RABELLO, Elaine e PASSOS, Jose Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf