Resumo vygotsky e piaget
Vygotsky estudou durante muito tempo as funções psicológicas superiores. Ele acreditava que o ser humano teria a capacidade de se lembrar de objetos ausentes, imaginar eventos nunca vividos, planejar ações, etc.
Todas essas ações ele dava o nome de ‘’superior’’. Vygostsk classificava como ‘’superior’’ ações que pudessem ser executadas voluntariamente, onde a pessoa tivesse a capacidade de pensar, e executar a ação por conta própria.
Um dos conceitos centrais para a compreensão desse funcionamento psicológico é a Mediação.
Esse processo é compreendido através de um elemento intermediário na relação, onde a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. Segundo Vygotsky o homem teria em suas relações essa mediação, que auxiliaria na relação humana.
Instrumentos
Vygotsky acredita que o trabalho seria a base da formação da sociedade, este sendo o processo que diferenciaria o homem, como um ser que pensa e age, dos animais que agem por suas necessidades básicas.
‘’O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social’’. Esse é um pensamento Marxista no qual Vygotsk se baseava.
O instrumento é um elemento entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho. É considerado pela teoria de Vygotsk como um objeto social, mediador da relação entre o individuo e o mundo.
Porém, para Vygotsk, só o homem é capaz de produzir através do instrumento. Em algumas espécies animais, como por exemplo os chipanzés, eles também obtém um objeto para o auxilio na busca de comida, porém Vygotsk desconsiderava tal atitude pelo fato de que o animal não é capaz de produzir outros instrumentos de trabalho, bem como eles não guardam esses objetos para uso futuro, e não planejam outros trabalhos. Só o homem é capaz de desenvolver a relação com o meio, num processo histórico cultural.
Signos
Os signos são unidades portadoras de sentidos. Ele é um instrumento que auxilia o homem em tarefas que exijam memória