Resumo vygotsk e o papel das interaçoes sociais na sala de aula:reconhecer e desvendar o mundo
A maioria dos especialistas concorda: sem bons professores, não há ensino de qualidade. Qualificação e condições de batalha eis o que permite medir o nível do ensino. Assim , o professor pode desempenha bem sua principal função ,preparar para o exercício da cidadania,para a vida .Sobre o ofício,Cristovam Buarque ,ex-ministro da Educação do governo Lula,disse em 2003: “Somos nós que construímos o futuro da nação,através das crianças ,dos adolescentes,dos jovens “.
Nos novos paradigmas da educação que exigem do profissional docente uma nova postura ante as desigualdades sociais, o modo de vida imposto pela contemporaneidade que exige dos indivíduos uma constante reestruturação de suas capacidades pessoais e, principalmente, profissionais, a globalização, o neoliberalismo, a competitividade, o tecnicismo educacional, entre outros fatores, faz-se refletir sobre a necessidade de criar mecanismos que efetivamente contribuam para a construção de uma sociedade mais humana nos modos de educar.
Cabe à escola aproximar a comunidade do convívio escolar numa tentativa de reestruturar a família e o interesse dos pais pelo futuro de seu filho, de oferecer oportunidades de acesso à cultura, à tecnologia, à informação, de oportunizar a reflexão de questões relativas ao respeito ao próximo, suas culturas, etnias e orientação sexual, à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, entre vários outros temas.
A escola, em sua função social, tem um olhar constante voltada à sociedade, conectando seu saber com a prática cotidiana do aluno, preparando-o para o