Psicologia da educação II
Os níveis de desenvolvimento segundo a teoria de Vygotsks são: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
• Nível de desenvolvimento Real- O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem
• Nível de desenvolvimento Potencial- O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado.
• Zona de Desenvolvimento Proximal- A distância entre aquilo que o indivíduo é capaz de fazer de forma autônima e aquilo que ele realiza em colaboração com os outros elementos de seu grupo social.
Os níveis de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
Vigotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados desenvolvimento real Nível de Desenvolvimento Atual e desenvolvimento potencial Gama de Possibilidades. O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem. O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.
A zona de desenvolvimento Iminente[editar | editar código-fonte]
A