Prova de Psicologia da Educação II
14/08/2013
Escolha uma das questões abaixo e responda em uma breve dissertação de um a duas laudas.
A resposta deverá ser enviado para uma de meus endereços eletrônicos até dia 20/08/2013
1) Segundo Castro(2010) existe certa descrença por parte dos alunos e professores quanto a sua atuação no meio escolar. Os professores não conseguem encontrar uma maneira prender a atenção dos alunos durante as aulas e os alunos não conseguem se enxergar como indivíduos que possuem papel atuante na escola. Partindo desta premissa afirmada pela autora, quais são os reflexos desta descrença na escola regular e como ela atrapalha o projeto mundial que visa implementar uma escola inclusiva?
2) Baseando em sua experiência com escolas inclusivas, disserte sua opinião se estas funcionam ou não de acordo com o que diz Lúcia Rabello de Castro sobre participação.
3) “O dilema do currículo comum: um aluno com graves problemas de aprendizagem deve aprender conteúdos iguais ou diferentes aos de seus colegas?” Norwich (1993)
“Opiniões podem ser tão somente palavras soltas ao léu, ruídos feitos com a boca (Rancière, 1995 b), frente a um adulto impassível ou condescendente. Opiniões se tornam ‘vozes’ quando há outros dispostos a escutá-la e considerá-la. Os alunos reconhecem que suas opiniões podem ser expressas, mas desconfiam que elas sejam ‘vozes’ potentes para afetar o curso dos acontecimentos na escola.”
Levando em consideração as citações acima e em relação ao dilema currículo comum X currículo diferenciado, aponte uma possibilidade para maior participação do aluno com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais na construção de seu próprio currículo.