Vulcanismo Agente Modificador do Relevo
Os agentes internos, que resultam da energia do interior do planeta e se manifestam pela dinâmica das placas tectônicas, que formam os continentes e os oceanos, o que origina as estruturas do relevo terrestre, como: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Os agentes externos, associados ao clima da área que criam ou dão as formas esculturas ao relevo por um processo erosivo, pode ser resumido em três fases: erosão, transporte, sedimentação. Os agentes responsáveis por essas ações são: chuvas, ventos, a própria ação humana entre outros.
Vulcanismo Chama-se vulcanismo as diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos podem ser líquidos ou gasosos (lava e cinzas). Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada pelo magma do interior da Terra seja muito alta fazendo com que ocorra a erupção do vulcão.
Relevo Vulcanico As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem. O relevo vulcânico caracteriza-se pela rapidez com que se forma e com que pode ser destruído. As regiões aos redores dos vulcões são geralmente muito férteis para a prática da agricultura.
Localização dos vulcões
A maioria dos vulcões da Terra está concentrada em uma área principal: Círculo de Fogo do Pacífico: desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície terrestre. O Círculo de fogo, ou Anel de fogo, é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de uma ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, causados pelos movimentos das placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 450