relevo
Índice
[esconder]
1 Os agentes modeladores ou modificadores do relevo
2 Intemperismo
3 Agentes internos
3.1 Tectonismo
3.2 Vulcanismo
3.3 Abalos sísmicos ou terremotos
4 Agentes externos:
4.1 As geleiras
4.2 Rios, os grandes construtores
4.3 Abrasão marinha
4.4 Ação dos ventos
5 Ver também
6 Referências
Os agentes modeladores ou modificadores do relevo[editar | editar código-fonte]
Principais: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
O relevo terrestre é o resultado da ação das forças endógenas (agentes internos) e exógenas (agentes externos) que agiram e agem no decorrer dos anos e das eras geológicas. Essas forças são chamadas agentes do relevo. Quando essas forças ou agentes agem de dentro para fora da Terra, são denominados agentes formadores internos (endógenos), como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. Quando ocorrem da atmosfera para a litosfera, isto é, na superfície, temos os agentes modeladores externos (exógenos) do relevo, como: as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glacial), mares (ação marítima), rios (ação fluviométrica ou hidrométrica), animais e vegetais (ação biológica, o intemperismo), e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo e/ou destruindo) a superfície do planeta.
Intemperismo[editar | editar código-fonte]
Meteorização ou intemperismo é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas provocando sua desintegração ou decomposição.
A rocha decomposta transforma-se num material chamado manto ou regolito, um resíduo que repousa sobre a rocha matriz, sem ter ainda se