Importância do Petróleo no Oriente Médio
O petróleo é a principal fonte de energia a nível mundial. Os países desenvolvidos precisam de muita energia para os transportes, industrias, serviços, eletrecidade, produção. Muitos desses países são grandes produtores de petróleo, como os EUA, mas mesmo assim necessitam de o importar de paises do medio oriente (onde se encontram os maiores produtores).
A fonte de renda que projeta internacionalmente o Oriente Médio é, sem dúvida, o petróleo, cujas jazidas mais significativas são encontradas na Mesopotâmia (Iraque) e na região do golfo Pérsico, onde se situam as maiores reservas mundiais. Os grandes produtores regionais são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain, que fazem parte de um dos mais importantes cartéis (associação de produtores) do planeta, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Os países da região são os principais fornecedores de petróleo para as potências econômicas, como os membros da União Européia, Estados Unidos e Japão. A dependência das grandes potências em relação ao petróleo do Oriente Médio acabou acirrando os conflitos regionais, que se avolumaram com a intensa disputa pela hegemonia política por parte dos grandes produtores de petróleo.
O estreito de Ormuz, no golfo Pérsico, por exemplo, é alvo de disputa constante entre árabes e iranianos, pois deter o seu controle implica possuir grande força política na região, já que esse estreito é fundamental para o escoamento da produção petrolífera. O canal Chat-el-Arab é motivo de intensas lutas entre Irã e Iraque, pois através dele é possível controlar o escoamento da produção petrolífera da Mesopotâmia. A disputa pela posse desse canal levou os dois países a uma das mais sangrentas guerras regionais, de 1979 a 1989, que custou a vida de cerca de 500 mil