haha
BATERIA DE EXERCÍCIOS – 2º TRIMESTRE
GEOGRAFIA – 6º ANO
1. Observe o mapa abaixo e responda:
a) Por que no Brasil não existem vulcões ou terremotos de grande magnitude?
b) Observe as áreas onde ocorrem, com mais frequência, erupções vulcânicas e terremotos. Como você acha que é o relevo dessas áreas?
2. Observe o mapa abaixo:
Compare o mapa da Distribuição Geográfica dos Terremotos com o mapa das principais placas tectônicas da crosta terrestre e registre suas conclusões.
3. Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
As placas tectônicas
Depois de muitas pesquisas, chegou-se à conclusão de que a litosfera ou crosta terrestre não é um bloco sólido como, por exemplo, uma casca de ovo intacta. Existem rachaduras, ou melhor, blocos ou imensos pedaços diferentes dessa parte sólida da
Terra. Esses enormes blocos receberam o nome de placas tectônicas.
A litosfera, portanto, é formada por diversas placas. É sobre elas que se encontram os continentes e os assoalhos dos oceanos. Todas as placas, que são rígidas, flutuam sobre o manto, que é a mais viscoso ou semilíquido.
O fato de a litosfera ser dividida ou
“rachada” em placas é importante, pois essas placas não se encontram paradas. Elas se movimentam, se chocam ou se afastam uma das outras. Esses movimentos das placas tectônicas constituem a causa fundamental de inúmeros fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, principalmente a formação das altas cadeias de montanhas, as erupções vulcânicas e os abalos sísmicos (terremotos e maremotos)
Você deve ter percebido que há uma coincidência entre as áreas da superfície terrestre situadas sobre falhas tectônicas, isto é, no encontro de duas ou mais placas, e aquelas sujeitas a abalos sísmicos e vulcões.
Isso acontece porque os principais abalos sísmicos do planeta são ocasionados pelos choques ou encontros de duas placas tectônicas. As regiões mais afastadas das zonas de contato de placas, por