Processo implantação da ISO 9001
RESUMO: Este trabalho teve por objetivo analisar o sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008 em uma indústria metalúrgica de médio porte da região noroeste do Rio Grande do Sul, que teve sucesso na sua implantação e gestão da qualidade. Assim, através de uma pesquisa de natureza descritiva, que utilizou para o desenvolvimento do seu processo, a técnica do estudo de caso, foram coletadas as informações necessárias junto a empresa. Onde se determinou inicialmente conceitos sobre a evolução da qualidade. A seguir, descreveu-se o histórico de implantação dentro da organização, que ocorreu no ano de 1998. Concluindo com a demonstração dos resultados obtidos com êxito pela empresa, bem como as contribuições que o estudo deixa, tanto em âmbito acadêmico, como para aplicações práticas.
Palavras chave: ISO 9001:2008; processo de implantação; empresa de médio porte.
1. Introdução
Os sistemas de gestão da qualidade são fundamentais para que uma empresa se mantenha competitiva e tenha sucesso no mercado. Tendo em vista a possibilidade de crescimento no mercado é necessário melhorar processos, diminuir custos e atender melhor o cliente. Para que uma organização possa implementar um SGQ eficiente, é vital o atendimento dos requisitos dos cliente, comprometimento de todos os colaboradores com a qualidade dos processos e compromisso com a melhoria contínua.
Um sistema de gestão da qualidade garante manutenção do padrão da qualidade, que segundo ROTHERY (1993 apud Slongo et al, 2005, p.1).
O presente estudo buscou analisar o processo de implantação da ISO 9001:2008 em uma empresa de médio porte, considerando dados obtidos dentro da empresa sobre sua evolução no controle da qualidade.
De acordo com Cerqueira e Martins (1996) as organizações enfrentam grandes problemas internos na variabilidade de seus processos, pois não estão sob controle ou não são previsíveis.