Relatorio acustica
DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO POLITÉCNICO
GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório do Laboratório de
Acústica 2.
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO EM
DINÂMICA, ACÚSTICA E VIBRAÇÕES.
Autora:
Thainá Borges Cardoso
Introdução Teórica:
No dia 17 de novembro, fomos apresentados ao projeto de fim de curso do
Bernardo. Projeto este, que resumidamente objetiva qualificar uma mesa inercial instalada no Laboratório de Instrumentação em Dinâmica, Acústica e Vibrações (Lidav), medindo suas frequências de ressonância.
Em engenharia mecânica, uma das principais aplicações das vibrações está na manutenção. A existência de vibrações em máquinas e equipamentos é, geralmente, indicação de mau funcionamento. A manutenção preventiva tem como um dos seus pilares a análise qualitativa e quantitativa das vibrações. Basicamente, o estudo das vibrações requer três passos básicos: 1- a medição da vibração; 2- a análise do sinal vibratório medido; 3 - o controle da vibração, mediante algum procedimento de manutenção. A vibração normalmente ocorre devido aos efeitos dinâmicos de tolerâncias de fabricação, folgas, contatos, atrito entre peças de uma máquina. Podem excitar as frequências naturais (ou frequências de ressonância) das peças que compõem o sistema, fazendo com que sejam amplificadas podendo até danificar o conjunto estruturalmente. Entretanto a vibração mecânica também pode realizar trabalho útil. Por exemplo, pode-se provocar a vibração em dispositivos alimentadores de componentes ou peças numa linha de produção, em compactadores de concreto, em britadores e bate-estacas. Uma exigência básica do trabalho vibratório está na capacidade de se conseguir uma avaliação exata dessa vibração por meio da medição e análise.
Quando o objeto é "excitado" por algum agente externo em uma de suas frequências naturais dá-se o nome de ressonância: o objeto vibra nessa frequência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis