Vrml - introdução
Virtual Reality Modelling Language
“O poder de VRML reside na sua capacidade de fazer uma ponte entre dois métodos básicos de comunicação humana: a imaginação cerebral e a sensação visceral .”
Mark Pesce
O que é ? o Esta linguagem permite descrever, através de elementos geométricos, ambientes computacionais (mundos, worlds) pelos quais o usuário pode navegar e com cujas componentes o visitante pode interagir.
As principais semelhanças entre as linguagens VRML e HTML
HTML Textos na Web VRML Gráficos na Web
São escritas em ASCII e provêm descrições da informação mais do que formatos. Ambas devem ser interpretadas. Descreve texto 2D Descreve mundos 3D
Podem ser codificadas à mão, mas existem ferramentas de autoria
Histórico
1989 1992 Silicon Graphics inicia o projeto Scenario, para projetar e desenvolver uma infraestrutura para aplicações gráficas 3D. É lançado o Iris Inventor 3D, resultado do projeto acima,conjunto de ferramentas em C++ com características do VRML contemporâneo. São feitas pequenas modificações ao VRML 1, até ser constatada a necessidade de se lançar uma nova versão com suporte à animação, interação e modelagem comportamental. Fazse a chamada de propostas para a nova versão em janeiro, e a mais votada é a feita conjuntamente por Silicon Graphics, Sony e Mitra. VRML 2 é lançado no SIGGRAPH 96 em New Oleans em agosto. O ISO (International Standards Organization) aprova o padrão de 1996 como a linguagem VRML 2.
1995
1996
1997
P rimitivas gráficas
As primitivas são os tijolos fundamentais de qualquer linguagem gráfica. A quantidade e flexibilidade destas primitivas definirá a expressividade da linguagem. Duas classes importantes de primitivas são as geométricas e as textuais. As primitivas geométricas usuais para desenho em duas dimensões são o ponto, o segmento, a polilinha, o polígono, o arco de elipse, as áreas e as componentes textuais. No nosso caso, já