Vrml x x3d
Com o avanço da internet foi existindo cada vez mais a necessidade de se criar uma linguagem de modelagem em três dimensões para aplicações na web. Partindo disso, criou-se o VRML, capaz de criar ambientes 3D, porém com a necessidade cada vez maior e com a evolução da tecnologia, surgiram novas versões e novos projetos capazes de modelar e de aplicar interatividade em ambientes 3D, como é o X3D, que surgiu do proprio VRML.
2. VRML
VRML (Virtual Reality Modeling Language) é uma linguagem de modelagem de Realidade Virtual que surgiu em 1994, devido a necessidade de desenvolver uma linguagem capaz de criar ambientes 3D onde estes poderiam ser acessados pela Word Wide Web.
VRML pode ser utilizado tanto para Internet quanto para ambientes desktop. Por meio desta linguagem é possivel criar objetos tridimensionais podendo se definir cor, transparencia, brilho, textura. Os objetos pode possuir formas como cilindros, cubos, esferas, etc., ou formas criadas pelo proprio programador.
Além de poder criar objetos, é possivel também acrescentar interatividade aos objetos, sendo assim, possibilitando que por meio de sensores o usuario possa deslocar o objeto, acrescentar luz, produzir som quando clicar no avatar. O VRML possibilita inumeros fatores dev interativi-dade no qual o usuario, por meio de sensores, possa mergulhar no ambiente virtual.
A primeira versão do VRML foi a 1.0 capaz de modelar ambiente 3D, porém com a evolução surgiu outras versões. Com o Aumento da necessidade de novas versoes surgiu a versão 2.0, que trazia novas possibilidades de desenvolvimento de animações e sensores dentro dos mundos virtuais, tornando-os assim muito mais reais.
3. X3D
O X3D surgiu de uma revisão da especificação ISO VRML97, porém com avanços de recursos disponiveis nos ultimos dispositivos graficos comerciais e também incorpora melhorias em sua arquitetura.
O X3D é uma linguagem de descrição de cenas 3D de padrão aberto, ele é capaz de representar e