tcc URIEL 2015

3743 palavras 15 páginas
Uriel Cruz Duarte
Orientadora: Prof.ª Soraya Rita Mont’ Alegre

VRLM – “Virtual Reality Modeling Language”
Alfabetização à crianças

São Vicente

2015

Resumo.

Palavras Chave:

Abstract.

Key Words:

Introdução

Os recursos da Realidade Virtual têm muito a contribuir com o ensino, através de ambientes ricos e interativos. Os mundos virtuais permitem que o sujeito se movimente, veja, ouça e manipule objetos como no mundo real, através de interfaces que utilizem dispositivos multissensoriais, navegação em espaços tridimensionais, interação em tempo real e imersão no contexto da aplicação (Aukstakalnis and Blatner, 1992), (Pantelides, 1995) e (Pinho 1996).
VRML ou Virtual Reality Modeling Language é uma linguagem de programação que nos permite a criação de ambientes em 3D na Web. Através do VRML pode-se passar da Web como um espaço de navegação predominantemente em 2 dimensões para uma navegação em 3 dimensões mais próxima da realidade simulando mundos, ambientes, interagindo com objetos.
O processo de criação de aplicações usando VRML é uma tarefa que demanda tempo e razoável conhecimento das ferramentas envolvidas, assim como a navegação, por sua vez, demanda uma alta taxa de transmissão, atualmente estes fatores transformam as aplicações em VRML em projetos de experimentação e assimilação das possibilidades permitidas.
VRML possui restrições quanto à dinâmica da cena. Diferente do que ocorre em softwares de geometria dinâmica, elementos não podem ser construídos ou incluídos na cena de forma simples (com o uso de uma barra de ferramentas com novos objetos que podem ser inseridos na cena, por exemplo), restando para o aluno a possibilidade de enxergar a figura por diferentes pontos de vista.
O padrão para a visualização de cenas em VRML é baseado em uma perspectiva cônica (presença de ponto de fuga) que utiliza um ângulo de 45º para

Relacionados

  • Monografia Correta
    12420 palavras | 50 páginas