Alexander
1.O que é VRML?
R: VRML (Virtual Reality Modeling Language) é uma linguagem dependente de plataforma que permite a criação de cenários tridimencionais (3D) por onde se pode passear, visualizar objetos por ângulos diferentes e até interagir com eles. É uma linguagem textual para descrição de cenas e ambientes interativos em 3D; não é uma linguagem de programação.
2. O que é necessário para começar a criar 3D em VRML?
R: Primeiramente é necessário ter um plug-in visualizador de VRML instalado na máquina, como o Cortona por exemplo, e um editor de textos (pode ser o bloco de notas). Depois é só conhecer a linguagem, escrever os códigos e salvar o documento em formato ASCII e com extensão .wrl.
3. Descreva o significado da linha Cabeçalho Obrigatória em VRML; #VRML V2.0 utf8.
R: O cabeçalho obrigatório tem a função de identificar arquivo que está em VRML, na versão 2.0 e com codificação utf8.
4. Implemente todos os exemplos do Tutorial e comente cada linha de código para explicar sua utilização.
R: Básico
Box Para definir um cubo (ou um paralelepípedo) usa-se a geometria Box do node Shape. O centro padrão de um Box é (0,0,0). A geometria tem apenas um campo size composto de 3 valores em ponto flutuante que correspondem às dimensões do cubo nas direções X (largura), Y (altura) e Z (profundidade).
Sintaxe:
Exemplo:
Cone Para definir um cone (chapéu de palhaço) usa-se a geometria Cone do node Shape. A geometria tem os campos bottomRadius e height que definem o raio da base e a altura, e dois campos opcionais side e bottom que, se omitidos, são assinalados para TRUE.
Sintaxe:
Exemplo:
Cylinder Para definir um cilindro (canudo de refrigerante) usa-se a geometria
Cylinder do node Shape. A geometria tem os campos radius e height que definem o raio das duas bases e a altura, e três campos opcionais side, top e bottom que, se omitidos, são assinalados para TRUE.
Sintaxe:
Exemplo:
Sphere Para definir uma