Voz profissional "Cantor"
A voz é a ferramenta de comunicação primária e mais imediata que dispomos para interagir na sociedade. Ela é um elemento de fundamental importância, por que por meio dela observamos as emoções, sensações e intenções, se as pessoas estão alegres, tristes, apressadas e seguras. É um som produzido pela vibração das pregas vocais gerada pela passagem do ar no momento da expiração e que identifica o ser humano quanto a sua idade, sexo, tipo físico, estado emocional e personalidade. Acontecem alterações de acordo com a idade e também com uso indevido, afetando assim a qualidade de vida.
Existe uma série de cuidados que todos em especial um profissional da voz deve ter, denominamos assim profissional da voz aquele que depende de sua voz na sua profissão. A voz cantada Neste estudo abordaremos a voz cantada, do ponto de vista funcional, cantar é essencialmente diferente do falar. Ao cantar os músculos do trato vocal se movimentam de maneira distintas. Cantar é uma forma de comunicação e de expressão dos sentimentos. Quando um cantor, no decorrer do seu trabalho vocal percebe que há uma fadiga vocal, rouquidão ou ardência, questiona-se sobre o que estaria acontecendo com a sua garganta e o que poderia está prejudicando seu instrumento de trabalho. O primeiro passo a ser feito é a consulta com o otorrinolaringologista, para posteriormente ser encaminhado ao fonoaudiólogo.
Atuação do fonoaudiólogo O fonoaudiólogo é um profissional que trabalha com a comunicação humana e seus distúrbios, envolvendo tanto a atuação clínica no sentido das terapias e reabilitações quanto a acessória com o foco voltado para o aprimoramento da comunicação eu bem estar social.
Seu trabalho envolve a voz e fala e suas