trabalho Um foco na voz cantada
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
UM FOCO NA VOZ CANTADA
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................... 3
2 A PRODUÇÃO DA VOZ HUMANA .................................................... 4
2.1 O PROCESSO DE FONAÇÃO......................................................... 4
2.2 A VOZ CANTADA ............................................................................ 5
2.3 POSSÍVEIS ALTERAÇÕES E PREVENÇÃO ................................ 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................ 9
4 REFERÊNCIAS ..................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Quando falamos e cantamos utilizamos os mesmos órgãos fonoarticulatórios, porém, para o canto são feitos alguns ajustes fisiológicos desses órgãos conforme as exigências impostas pelas músicas, estilos e intenções pessoais, como por exemplo: sustentação da coluna sonora, igualdade timbrística, dicção, fraseado e interpretação. Assim, cantar envolve diversos recursos do aparelho fonador e tem uma maior demanda se comparada à fala.
A falta de informação faz com que algumas pessoas que fazem uso constante de sua voz para cantar, seja de modo profissional e/ou amador, não dê atenção suficiente a essas diferenças fisiológicas, e isso pode interferir na qualidade e na produtividade de sua voz, vindo a causar alterações vocais variadas pelo uso incorreto da voz.
Para que o cantor utilize todo o seu potencial vocal é necessário que ele consiga criar condições favoráveis ao domínio do uso das suas cavidades de ressonância e toda a musculatura necessária na produção vocal, e ter ainda consciência corporal geral, pois cantar envolve fatores orgânicos, psicológicos, fisiológicos e técnicos. O cantor precisa amparar a sua voz e defendê-la de tudo que possa