Voz expressão da vida
Voz, expressão da vida
Marismar Cristina Medeiros Borém
Especialidade:
Fonoaudiologia
A voz é um instrumento vivo que pode demonstrar o nosso estado de espírito. É o nosso meio de comunicação mais vivo e imediato. Podemos "tocar" uma pessoa à distância com a nossa voz. Esse "toque" pode ser suave e delicado, pode ser firme e seguro. E pode até mesmo ser áspero e agressivo. A voz é o reflexo da nossa emoção!
Emoção significa impulso para agir. Emoção significa tendências fisiológicas para reagir, responder, corresponder, manifestar-se, expressar-se, comunicar-se.
Cada indivíduo tem uma personalidade vocal, isto é, cada ser humano possui uma fonte de expressão sonora própria. Através da voz podemos obter informações sobre a idade, sexo, estrutura física e nível cultural da pessoa. É uma identidade.
Assim, temos vários tipos vocais, dependendo das características do aparelho fonador: ressonância, extensão vocal, articulação, intensidade vocal e respiração. Somando a tudo isto a expressão falada que, ao fluir, transporta mensagens verbais carregadas de emoção, intenção, entonação.
Você gosta da própria voz? Uma voz bonita requer um corpo saudável. Tudo o que se fizer pelo corpo, terá efeitos sobre a voz.
Para todos os casos de falta de amor à sua própria voz, saibam: a voz, com exercícios corretos, sempre melhora. É preciso exercícios diários para achar sua melhor colocação e sonoridade. Portanto, a voz é reveladora da personalidade do indivíduo, além de revelar toda a carga emocional que depositamos em nossa laringe
Seja consciente de sua postura vocal. Você pode ser um excelente comunicador, transmitindo sua mensagem com palavras simples mas de conteúdo eterno, nem tanto pelo encanto das palavras mas pela beleza de sua voz.
Marismar Borém é coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Belo Horizonte.