a moça
De olho nesse nicho, há várias empresas e especialistas que ensinam estratégias e dão dicas de como fazer uma boa apresentação. "Falar em público é fundamental para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. Ao usar a palavra e argumentar de forma correta, o profissional passa uma imagem positiva que fortalece sua carreira", afirma Roberta Andrade, da ACT Comunicação.
Além de falar com segurança, outras habilidades são importantes: como saber usar a expressão corporal, cuidados com a voz, entonação, vestimenta, saber usar recursos audiovisuais e capacidade de organizar ideias e dados.
Reinaldo Polito, professor de expressão verbal, palestrante e escritor, explica que, durante a carreira, não há como escapar de fazer apresentações. "Quanto mais elevada for sua posição hierárquica, mais precisará usar a comunicação. Terá de participar de reuniões, apresentar projetos, discutir propostas, motivar equipes e tantas outras atividades que dependem da expressão verbal".
Ampliar
Barbaridades de 'Amor à Vida' ensinam como não agir no trabalho11 fotos 1 / 11
Se o Hospital San Magno existisse de verdade já teria sido interditado há muito tempo, tamanhos são os absurdos que seus funcionários e até o chefão, César Khoury (Antonio Fagundes) fazem ali dentro. E a falta de ética e profissionalismo da turma de "Amor à Vida" não se limita apenas ao ambiente hospitalar, como prova a advogada inescrupulosa Silvia (Carol Castro). Há tempos não se via uma novela com tantos personagens pegando no batente em cada capítulo, pena que a maioria respeite tão pouco o próprio trabalho e o dos outros. Veja, a seguir,