voz de opera
Este trabalho tem como objetivo falar sobre uma matéria passada em sala de aula sobre, Voz de Ópera. vou aqui colocar os pontos que a professora passou e também aprofundar um pouco com o que pesquisei em casa.
VOZ DE ÓPERA
A voz de ópera é um misto entre teatro e canto liríco, ou seja uma combinação entre música e drama, segundo Casoy (2007) é um tipo de representação teatral em que a ação dramática se desenvolve através da música, vocal e orquestral. O nome ópera vem do plural de opus que significa obra. Uma das principais caracteristicas da voz de ópera são que elas são projetadas sem ajuda de uma amplificação externa, drama encenado, orquestra que acompanha podendo ser canto solo em duetos, trios, quartetos e cantados recitativos, com acompanhamento de baixo continuo e também a parte instrumental. Já no teatro musical a orquestra pode ser reduzida, se utiliza playbacks mas a principal diferença é a amplificação dos cantores. Seus principais artistas são cantores líricos que além de cantar também tem que atuar nas cenas. A “pré-ópera” surge no século XVI, em Florença, na Itália. Nessa época, Ferdinando de’Medici era o Gran Duque do reinado e, além de amar sua cidade, amava as artes, o que fez de Florença um terreno fértil para o desenvolvimento da música e do teatro. Havia sempre encenações nos palácios aristocráticos. A primeira ópera que se sabe é de Jacopo Peri e escrita por Rinuccini chamada DAFNE mas como a obre se perdeu com o tempo a primeira ópera que se tem registro tanto em partitura ou atravez de audio e chamada EURIDICE também de J.Peri e Rinuccini.
Os ícones da ópera ao longo do tempo foram Mario Lanza, Maria Callas e Luciano Pavarotti mas quem popularizou foi Maria Callas (31/01/1921 a 07/10/1959), americana que também era atriz e tinha sua vida pessoal muito conturbada e popular, com quem se casou com o milionario Onassis, foi considerada a maior celebridade da