Volvismo
O que foi o Volvismo
Publicado em outubro 17, 2008
5
O volvismo pode ser entendido como uma expressão do modelo sueco de gestão.
O modelo sueco de gestão representou uma terceira via de desenvolvimento econômico e social, situando-se entre o liberalismo e a economia planejada e que pregava a justiça e negociação coletiva entre parceiros sociais, associando melhoria contínua à igualdade e paz social (AKTOUF, 1996).
No começo dos anos 70 uma reformulação empreendida pela Volvo em suas fábricas de Kalmar teria gerado um impacto social em escala mundial, dando início a um movimento de “socialização da cadeia de trabalho”. Posteriormente outras experiências de democratização empresarial e de instauração de uma cultura empresarial de integração e colaboração puderam também ser observados na Suécia.
Para Aktouf (1996) a Suécia construiu com sucesso, com base num misto entre livre mercado, intervenção estatal e regulação das atividades de produção e redistribuição de riquezas, uma forma de cooperação social em que os parceiros distintos (governo, sindicatos, patrões) negociavam e colaboravam no alcance da prosperidade.
Viana (2007) mostra que há um certo consenso na visão de especialistas econômicos ao afirmarem que aSuécia desenvolveu ao longo do século XX uma sociedade igualitária, beneficiada pela herança de uma sociedade que na era pré-industrial possuia como característica a distribuição de renda igualitária e a ausência de uma classe social dominante expressiva.
Em Viana (2007) entende-se também que o “modelo sueco” é visto de diferentes maneiras e que, em uma de suas expressões, pode ser considerado como finalizado no início da década de 1990, quando a Suécia passou a priorizar o combate à inflação ao invés do pleno emprego.
O pleno emprego e o combate à inflação eram consideradas frentes a serem tratadas com mesmo peso e relevância e de forma complementar no modelo sueco. Segundo Viana (2007), até o