Voluntariado 1
O que é o voluntariado
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.
Princípios enquadradores do voluntariado O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência. Solidariedade – Responsabilidade de todos os cidadãos na realização dos fins do voluntariado. Participação – Intervenção de voluntários e de entidades promotoras em áreas de interesse social.
Cooperação – Combinação de esforços e de projectos de entidades promotoras de voluntariado.
Complementaridade – O Voluntário não deve substituir os recursos humanos das entidades promotoras.
Gratuitidade – O Voluntário não é remunerado pelo exercício do seu voluntariado. Responsabilidade – O Voluntário é responsável pelo exercício da actividade que se comprometeu realizar, dadas as expectativas criadas aos destinatários desse trabalho voluntário.
Convergência – Harmonização da actuação do voluntário com a cultura e objectivos da entidade promotora.
DIREITOS DO VOLUNTARIADO
Desenvolver um trabalho de acordo com os seus conhecimentos, experiências e motivações;
Ter acesso a programas de formação inicial e contínua, de modo a aperfeiçoar o seu trabalho voluntário;
Receber apoio no desempenho do seu trabalho com acompanhamento e avaliação técnica;
Ter