Volumetria
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO: ENGENHARIA DE PESCA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
PROFESSOR DA DISCIPLINA: DURCILENE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Adriana Gonçalves
Amanda Freitas
Julho-2014 Parnaíba-PI
1. Introdução
Soluções
As misturas homogêneas denominadas soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme e podem ser: sólidas, líquidas ou gasosas.
Diluição de Soluções
A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.
Volumetria de precipitação - Método de Mohr O método de Mohr consiste num processo de detenção do ponto de final numa volumetria de precipitação. Este método baseia-se na formação de um segundo precipitado. Na detecção do ponto final utiliza-se como indicador um segundo precipitado, que inclua a partícula titulante. Esse precipitado deve obedecer às seguintes condições: a sua cor dever ser completamente diferente da do precipitado formado no decorrer da titulação, de modo a que a sua formação possa ser detectada visualmente, e deve começar a formar-se imediatamente a seguir à precipitação completa do íon a titular, sendo necessário, para isso, que a sua solubilidade seja ligeiramente superior à do precipitado formado na titulação. O indicador (segundo precipitado) tem assim de ser devidamente escolhido, de modo que a sua precipitação não se dê antes de atingido o ponto de equivalência, nem muito depois dele. No método de Mohr, este tipo de indicador é normalmente aplicado na titulação do íon cloreto (Cl-), com o íon prata (Ag+), sendo o indicador um precipitado vermelho de cromato de prata (Ag2CrO4). Para que o íon cromato atue como