VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE. ACIDIMETRIA - Direto e Indireto.
°
VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE. ACIDIMETRIA.
DETERMINAÇÃO DE ESPÉCIES ALCALINAS - MÉTODO WARDER (DIRETO)
1 – OBJETIVO
- Padronizar a solução de HCl 0,1mol/L através de solução de bórax 0,0500mol/L
- Determinar a concentração das espécies alcalinas em duas amostras alcalinas desconhecidas pelo Processo Direto.
2 – FUNDAMENTO
A determinação das espécies ou frações alcalinas (analitos) presentes em uma amostra alcalina, pelo processo direto, baseia-se na neutralização dessas frações alcalinas com uma solução titulante ácida de concentração exatamente conhecida (padronizada previamente). No método direto é realizada somente uma titulação, porém são utilizados dois indicadores simultaneamente. O primeiro indicador utilizado é a fenolftaleína que detecta o primeiro pronto estequiométrico da espécie dibásica (carbonato) e o segundo indicador é o alaranjado de metila que detecta o segundo ponto estequiométrico da espécie dibásica (bicarbonato).
Através da relação de proporção entre os volumes gastos, com cada indicador, as frações alcalinas compreendidas por hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos são identificadas e quantificadas. 3 – RESUMO
A alcalinidade é uma propriedade apresentada por amostras que possuem em sua constituição uma ou mais espécies alcalinas. Tais espécies são representadas principalmente por hidróxidos
(OH-), carbonatos (CO3=) e bicarbonatos (HCO3-). Em análise de águas, por exemplo, há necessidade de se determinar a sua alcalinidade para verificar seus parâmetros de potabilidade. Com este intuito uma solução de HCl terá que ser padronizada, o que será feito no presente experimento com uma solução básica de bórax (padrão primário), frente ao vermelho de metila.
A alcalinidade pode ser total (duas frações alcalinas presentes) ou parcial (só uma fração presente), daí a necessidade de se conhecer o funcionamento de um sistema em que a base forte não seja a única responsável pela alcalinidade da amostra.
Uma base