Mega construção do aeroporto de Hong Kong
ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda
Farmácia Generalista
Ensaios de Potência
Métodos Clássicos de Doseamento
Allynny Rafhaella
Dayane Arruda
Henrique Vieira
Luana Cristina
Regiely Tavares
Araguaína/ TO Maio/2013
Allynny Rafhaella
Dayane Arruda
Henrique Vieira
Luana Cristina
Regiely Tavares
Ensaios de Potência
Métodos Clássicos de Doseamento
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Controle de Qualidade de Medicamentos do curso de Farmácia Generalista da FAHESA/ITPAC.
Profº orientador Odeíze Viana
Araguaína/ TO Maio/2013
Sumário
1 INTRUDUÇÃO
Os ensaios de potência ou doseamento são aqueles que visam a quantificar o teos de substâncias ativa em medicamentos. Nessa perspectiva, a crescente demanda por matérias-primas de composição química definida, com elevado grau de pureza e qualidade tem levado as indústrias de transformação a implantar e/ou implementar as análises qualitativas e quantitativas com o intuito de garantir qua as matérias-primas atinjam certas especificações e que o produto final tenha qualidade adequada para fins de comercialização.
2- ENSAIOS DE POTÊNCIA: MÉTODOS CLÁSSICOS DE DOSEAMENTO
No que se refere às análises quantitativas, estas são utilizadas com o objetivo de estabelecer a concentração dos componentes essenciais presentes em uma determinada amostra. Esse processo é chamado de doseamento. No que diz respeito à determinação do teor, dependendo do fármaco e forma farmacêutica, podem existir diferentes métodos válidos oficiais ou não. Número este, que se diversifica com o desenvolvimento da química analítica e do arsenal terpêutico.Com relação aos métodos oficiais,