Resenha crítica construção do aeroporto de hong kong
Curso de Ciências Contábeis, Faculdade Joaquim Nabuco,
Profª
Disciplina
RESENHA CRÍTICA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE HONG KONG
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MEGA CONSTRUÇÕES AEROPORTO DE HONG KONG. Direção: Jennifer Lorenz, Escrito: James Manfull, Produtor: Todo Johnson, Produção: Discovery Channel. Duração: 47,10 min. Dublado em português.
1 - SINOPSE
A construção do aeroporto de Hong Kong foi um gigantesco projeto de engenharia e logística que envolveu, não somente a construção do mesmo, como também o surgimento de outras grandes obras interligadas como um Túnel submerso, uma ponte suspensa, um grande terminal de passageiros e uma alto-pista fazendo a ligação entre todas as obras. Tal façanha tinha que ser realizada num prazo de sete anos, pois havia um acordo histórico que a Inglaterra, que era a atual detentora dos direitos daquela terra desde a guerra do ópio, em meados do século XVIII, devolveria a cidade aos chineses no ano de 1997.
2 - CONTRUÇÃO DO AEROPORTO DE HONG KONG
No final da década de 80, o antigo aeroporto de Hong Kong, Kai Tak, não conseguia abarcar a quantidade crescente de fluxo de aviões, tanto de passageiros como de carga, que multiplicavam a cada ano. Fazia-se necessário a criação de um novo aeroporto a altura do crescente comércio local. Como não havia espaço em terra para a criação de tal obra, os engenheiros civis propuseram a criação de uma ilha artificial. Esta ilha foi construída utilizando, na época, o maior deslocamento de terra já realizado. Mais de cinco Milhões de toneladas de areia e restos das rochas das antigas ilhas que serviram como elo da construção e foram utilizados para a edificação da ilha artificial.
Como havia a necessidade de agilizar o trafego entre o aeroporto e o centro comercial de Hong Kong, era preciso criar ao mesmo