Corrosão
PRATA
A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. Dentre os metais, é a que mais conduz corrente elétrica, superando o cobre e o ouro.
A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de oxidação quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre. Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.
A prata é tóxica. No entanto, a maior parte dos seus sais não são venenosos devido a características de seus ânios. Estes compostos são absorvidos pelo corpo e permanecem no sangue até se depositarem nas membranas mucosas, formando uma película acinzentada. A intoxicação por prata chama-se argiria. Há contudo, outros compostos de prata, como o nitrato, que têm um efeito anti-séptico. Usam-se soluções de nitrato de prata no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta. Algumas proteínas contendo prata são poderosos agentes anti-irritantes das membranas dos olhos, ouvido, nariz e garganta.
V. COMPOSIÇÕES QUÍMICAS
COMPOSIÇÃO:
A prata é encontrada na forma de diversos compostos como:- nitrato de prata, cloreto de prata, fosfato de prata, etc. Para ser trabalhada usa-se fazer uma liga de prata com cobre já purificados. E a liga que contém menos cobre ou contém mais prata é a prata de lei. proriedades do Elemento
Nome: Prata
Número Atómico: 47 (47 prótons e outros 47 elétrons)
Símbolo Químico: Ag
VIII. USO E APLICAÇÕES
• em joalheria e ourivesaria como metal precioso;
• como material de