Mega Construções – Aeroporto de Hong Kong
O objetivo da construção do Aeroporto de Hong Kong, era da facilitar as viagens aéreas e o transporte de cargas.
Construído ao norte da Ilha de Lantau, a 25 km do centro de Hong Kong, o Aeroporto de Hong Kong é o maior aeroporto do mundo, porém passou e passa por diversos problemas de infraestrutura, e luta contra a natureza, pois foi construído no meio do mar.
O projeto deveria durar cerca de sete anos para ser concretizado, os engenheiros trabalhavam cerca de 24h por dia. Para dar inicio a construção foi preciso criar uma plataforma de terra com 1.248 hectares, que ocupou três anos de um projeto que deveria estar finalizado em sete anos, ou seja, restariam apenas quatro anos para finalização do aeroporto inteiro. Foi preciso construir também as vias de acesso até o aeroporto o que custou em torno de 11 bilhões de dólares.
Mesmo com toda a infraestrutura e tecnologia o aeroporto de Hong Kong, ficou conhecido como “O terminal que não acaba”, pois enfrenta desde sua construção problemas naturais, que não conseguem serem solucionados.
Tempo: O projeto foi concretizado em 6 anos, menos tempo do que o projeto previa.
Porém, após a inauguração ocorreram vários problemas de funcionamento, o que fez com o antigo aeroporto fosse reaberto e o Hong Kong fechado, para tentarem solucionar os problemas que estavam havendo.
Escopo:
O projeto tinha um escopo que parecia ser perfeito, porém algumas coisas importantes deveriam ter sido analisadas antes de iniciar a construção, como por exemplo, o fato de nunca podermos prever os fenômenos naturais, e com isso ter elaborado algo que pudesse resistir a todos eles independente de qual fosse.
Qualidade:
A obra em si, mesmo tendo toda a tecnologia, não pode se dizer que o teve total qualidade, pois sempre houve e ainda há muitos problemas.
Risco:
Dependendo do tempo, do vento, da força do mar o projeto pode apresentar vários riscos as pessoas que por lá transitam.