Apostila De QUANTI 2013
Curso Técnico de Química
Série: 2º QMA
Aluno:_________________________
Ano: 2013
Profº : Roberval Serafim
Limpeza do material de vidro
Toda a vidraria utilizada em uma análise química qualitativa ou quantitativa deve estar perfeitamente limpa antes do uso, pois a presença de substâncias contaminantes pode induzir erros no resultado final da análise. Não existe um método ideal para limpeza da vidraria de laboratório. Um método que é próprio para uma determinada experiência pode deixar resíduos para uma outra. Toda vidraria geralmente é lavada com o auxílio de escovas e solução de detergente neutro, enxaguados com água corrente (torneira) e posteriormente três vezes com água pura (destilada ou desionizada) secando em um local protegido da poeira ou em estufas de secagem (exceto vidrarias graduadas). Para casos mais resistentes e para pipetas onde a escova não pode chegar é necessário uma solução de lavagem mais ativa. Algumas dessas soluções são mencionadas abaixo:
1. Solução Alcoólica de Hidróxido de Potássio
É um reagente desengordurante muito eficaz, de ação rápida. Preparo: Dissolvem-se 100 g de hidróxido de potássio em 50 mL de água e após o resfriamento completa-se a 1 litro com álcool etílico a 95%, agita-se e filtra-se com um funil de vidro sinterizado após 24 horas de decantação. Não deixe em contato com material volumétrico mais do que 5 minutos pois ela ataca lentamente o vidro. Mantenha em frasco plástico (polietileno). Seu uso pode ser repetido mesmo após o escurecimento. Uso: Após deixar submerso o material por alguns minutos lavar com água abundante algumas vezes, usar posteriormente uma solução diluída de HCl para neutralizar traços da substância alcalina e lavá-lo novamente com água.
2. Peróxido ácido
Utilizado para limpeza de resíduos de natureza diversa, principalmente manchas marrons de MnO2 e compostos de ferro. Preparo: Mistura na proporção de 1:1 de H2O2 3%(m/v) e HCl 6 mol