volkswagem
Bruno Leonardo
Gleiton Couto
Nahim Sarraff
Rodrigo Aguiar
Pesquisa Mercadológica
Mairiporã
2015
Observe a trajetória da Volkswagen no Brasil e analise o cenário atual, Levante as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e as ameaças do setor, Proponha uma estratégia e justifique.
Cenário Atual:
A Volkswagen perdeu no ano passado o titulo obtido pelo Gol de carro mais vendido do país, para o seu concorrente direto, o Fiat Palio. Acredito que isso se deve ao fato de o carro em questão já estar ultrapassado, vem de uma plataforma que já sente o peso dos sete anos.
Uma pequena reestilização não foi suficiente para segurar o titulo.
É bem verdade que ela chegou a ter dois veículos com o nome gol em linha ao mesmo tempo e isso contribuiu para que a marca de mais vendido fosse mantida nos últimos anos por de tratar de dois veículos diferentes contabilizados juntos, estratégia que a Volkswagen teve de abandonar em 2014, pois o simplório G4 não oferecia airbags e ABS que passaram a ser obrigatórios naquele ano, a Volkswagen teve de aposentar o G4 e a já surrada, mais querida Kombi, deixando órfãos empresários de vários segmentos que utilizavam este utilitário.
Devemos lembrar também que o Fiat usou da mesma “artimanha”, pois em 2014 foram comercializados o Novo Palio (projeto mais atual) e o Novo Palio Fire que vem com a mesma cara desde 2003, com pequenas alterações, sendo contabilizados juntos.
Se a marca alemã não se mexer, o líder vai entrar em queda livre, pois o mesmo já está em 7º lugar no ranking de vendas de 2015, sendo que esses números se referem ao mês de janeiro até maio e em nenhum desses cinco meses ele conseguiu alcançar o 4º lugar, ocupado atualmente pelo Hyundai HB20.
E tem mais, a Volks perdeu espaço até para carro fora do segmento, pois a Fiat Strada aparece em terceiro, mesmo sendo um utilitário.
Em 2014 a Fiat tinha dentro dos 10 mais vendidos do ano quatro veículos ocupando as seguintes posições