Historia dos automóveis
Segundo a fonte do site “carro antigo.com” o primeiro carro de a explosão que desembarcou do Brasil, foi um Peugeot, encomendado por Santos Dumont,que ficou muito impressionado com a novidade tecnológica. Seu interesse por carros surgiu quando ele ainda estava em Paris, e sua vontade de trazer o carro para o Brasil era de mais estudá-lo, do que, propriamente andar.
Há documentos que citam que, Henrique, irmão de Santos Dumont, como primeiro automobilista do Brasil, mas que não sabemos se o carro que utilizava era o mesmo que Santos trouxe, ou se era outro importado, o fato é que, no ano seguinte Santos Dummont voltou a Paris, sem levar carro algum consigo. Casso Dummont não tenha desmanchado o carro em suas experiências e estudos, provavelmente era o carro que seu irmão usou e o transformou no pioneiro do carro bandeirante.
(Peugeot, com motor Daimler de 3,5cv e dois cilindros em V)
Como já dito anteriormente, os carros até então produzidos no páis eram copias de veículos já fabricados lá fora, como no caso o Ford T. Em meados de 15 de novembro de 1957, o primeiro carro brasileiro de fato produzido veio a ser o DKW. Sua matriz era Alemã, porem o DKW brasileiro não possuía semelhança com os alemães.
(DKW 1957)
Em 1959, os caro brasileiros já eram estabilizados e paupáveis, já apareciam com mais frequência nas ruas e surgiam novas marcas e motores, como no caso Sinca Chambord, a Kombi, e o motor Volkswagem 1220 cilindradas.
Vale frisar que a Volkswagem com o fusca e a Kombi, que compartilhavam a mesma mecânica, foram sucesso de vendas imediato.
O Sinca Chambord era da matriz francesa, que colaborou para a produção no Brasil. O carro possuía muita semelhança com o Sinca Vedette, que já estava em linha desded 1957.
(Sinca Chambord -1959)
Em 1960, o Aero-Willys e o JK, também são introduzidos no Brasil. O primeiro Aero-Willys veio do projeto que não alcançou sucesso nos Estados unidos, mas que no Brasil