História automovél
É o aparecimento do motor de combustão interna que torna possível o desenvolvimento do automóvel. Vários nomes estão associados à sua invenção, sendo de destacar os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz.
Em 1885, Karl Benz constrói o primeiro veículo automóvel na cidade alemã de Manheim. O veículo inventado por Benz possui um motor de um cilindro com sistema de ignição eléctrica e atinge a velocidade de 16 Kms/h.
Gottlieb Daimler, em parceria com William Maybach, aperfeiçoa e transforma um motor de um cilindro inventado em 1872. A partir de 1886, após ter registado a patente, Daimler vende a sua invenção a vários construtores de automóveis e inicia a sua própria fabricação de veículos autopropulsionados.
Em 1926, os nomes destes dois homens, que nunca se conheceram, vão unir-se dando origem à empresa Daimler-Benz que produzirá os famosos automóveis Mercedes-Benz.
O Panhard & Levassor — o primeiro automóvel a chegar a Portugal
O primeiro automóvel chega a Portugal em 1895. É um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez.
Na Alfândega de Lisboa, surge a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho artefacto. Seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adopta-se esta última definição.
Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro.
A Panhard & Levassor é fundada por René Panhard e Émile Levassor. Estes dois homens utilizam o motor desenvolvido por Daimler e criam automóveis com motor dianteiro e tracção às rodas traseiras. Esta empresa é uma das primeiras a fabricar automóveis com intuitos comerciais, tendo publicado o primeiro catálogo a cores.
Como funciona o motor? O motor é a máquina que permite o movimento do automóvel. É este que transforma a energia calorífica, produzida pela combustão do carburante,