Resistencia Dos Materiais
PR
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Curso Técnico em Construção Civil
Resistência dos Materiais 1
APONTAMENTOS DE AULA
Prof. Ricardo Karvat
fevereiro 2008
1
1. ESFORÇOS
ESTRUTURAS:
Estrutura é todo conjunto de peças resistentes, convenientemente associadas, sendo que o conjunto além de sofrer a ação do peso próprio, pode estar sujeito a ação de esforços externos, os quais são devidamente distribuídos entre as peças deste conjunto.
PEÇAS OU ELEMENTOS ESTRUTURAIS:
Peça ou elemento estrutural é todo o sólido capaz de receber e transmitir esforços ( Cargas ).
1. ESCORA: é o caso particular de pilar, bastante delgados e com cargas concentradas. Não resiste a esforços transversais e trabalha sempre a compressão.
2. TIRANTE: é delgado e com cargas concentradas. Não resiste a esforços transversais e trabalha a tração.
3. VIGA: Na estática, entende-se por viga o elemento estrutural solicitado por forças perpendiculares ao seu eixo longitudinal. ( trabalha a flexão ).
4. PILAR: é a haste gerada como uma viga, com cargas atuando paralelamente ao eixo longitudinal. ( trabalha a compressão)
CLASSIFICAÇÃO DAS CARGAS:
a) Conforme a maneira de atuar: a1) relativamente ao tempo:
1. Cargas permanentes: atuam de modo permanente na estrutura, com intensidade e posição definidas, como por exemplo o peso próprio dos elementos estruturais.
2. Cargas acidentais ( sobrecargas ): atuam eventualmente na estrutura, como por exemplo o efeito do vento, ou a presença de um veículo em uma ponte. a2) Relativamente ao espaço e tempo:
1. Cargas fixas: são imutáveis em relação ao tempo
2. Cargas móveis: são cargas que se deslocam sobre a estrutura.
b) Conforme a sua aplicação:
1. Cargas estáticas: são aplicadas gradualmente na estrutura, crescendo até atingir um valor final constante, como por exemplo a construção de uma parede sobre uma viga.
2. Cargas dinâmicas: são aplicadas subitamente nas estruturas, com o seu valor máximo podendo