Resistência de Materiais
Este trabalho visa esclarecer sobre o comportamento dos materiais quando submetidos a esforços de tração e compressão, que é vital para projetos de engenharia para os calculistas poderem prever seu desempenho e também o tipo de material que poderá ser empregado. Os materiais dúcteis são comumente empregados nas obras de engenharia pois estes tendem a se deformar antes de sua ruptura, isto leva os projetistas a preferir este por dar sinais antes de uma possível falha do matéria, já os materiais frágeis não demonstram nenhum tipo de anomalia em sua estrutura antes de seu colapso.
Para conhecer estes comportamentos dos materiais precisa-se conhecer a Lei de Hooke, onde usa-se um diagrama de tensão –deformação onde a maioria dos materiais de engenharia exibem relação linear entre a tensão e deformação dentro de uma região denominada elástica, onde um aumento na tensão provoca um aumento proporcional na deformação.
O ensaio de tração e compressão
A resistência de um material depende de sua capacidade de ele suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade é inerente ao próprio material e deve ser determinada por métodos experimentais. Um dos testes mais importantes nesses casos é o ensaio ele tração ou compressão. Embora seja possível determinar muitas propriedades mecânicas importantes de um material por esse teste, ele é usado primariamente para determinar a relação entre a tensão normal média e a deformação normal média em muitos materiais usados na engenharia, como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos. Para executar o ensaio de tração ou compressão,prepara-se um corpo de prova do material com forma e tamanho"padronizados". Antes do teste, duas pequenas marcas são identificadas ao longo do comprimento do corpo de prova. Essas marcas são localizadas longe de ambas as extremidades do corpo de prova, porque a distribuição de tensão nas extremidades é um tanto complexa devido ao aperto nos acoplamentos onde a carga é