Relacionamento
&
Comunicação
Em Enfermagem.
Fatern
Relacionamento e Comunicação em Enfermagem
Docente: Elizabeth Couto
Aluna: Priscilla Milena Dos Santos Barboza.
- Entrevista com Enfermeiro (a)
- Entrevistada: Enfermeira Anna Maria De Castro Silva
- Local: Posto de Saúde Lagoa do Sal (Touros)
1 – Como você se relaciona com pacientes em situação terminal? Como se dá sua comunicação com este tipo de paciente?
R = Tento manter a calma tanto física como psicológica, para que minhas emoções não afetem o bem estar do paciente que já está numa situação não muito favorável.
Tenho que ser o mais clara possível, para que ele entenda o que está se passando, sem nenhuma mentira, para não dar falsas expectativas.
2 – Como se dá a comunicação entre as equipes de enfermagem? e dentro da sua própria equipe?
R=Uma comunicação que tem dias que está, simplificada, outros dias bem complexos.
Na minha equipe, apesar de alguns, se oporem tenho que ter liderança, seja para elogiar, criticar, fazer pedido ou mesmo dar ordens.
3 – Como você lida com uma ordem de um superior hierárquico a qual você analisa como errada?
R = Querendo ou não, devo obedecer, só que se for algo que seja contra meus princípios e contra os princípios da minha profissão, me nego a executar tal ordem.
4 – Como as questões religiosas e os costumes do paciente interferem na sua prática?
R = Temos que saber lidar com toda e qualquer situação que eventualmente possa ocorrer dentro do nosso ambiente de trabalho, sendo ela de raça, opção sexual ou religiosa.
O que posso fazer é respeitar as opiniões expostas pelo paciente, e tentar da melhor maneira possível convence - lo de que o que fazemos para ele é para melhorar seu estado de saúde, se caso ele for contra o procedimento a ser realizado.
5 – Como você se comunica com pacientes com deficiência auditiva? E com pacientes que não conseguem verbalizar (não Falam) E ainda com aqueles que falam outro idioma?