Volei
Acadêmico: Igor Dias Gonçalves
Título: Conhecendo o Voleibol.
Palavras – Chave: Histórico do voleibol, fundamentos, sistemas de jogo, táticas, e o papel do treinador.
Referência: Ribeiro, Jorge L.S. (Jorge Luiz Soares) Conhecendo o Voleibol /Jorge L. S. Ribeiro. – Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
Resumo
O voleibol começou a ser praticado em 1985, pelo William G. Morgan, diretor de atividades físicas de Associação Cristã de Moços, em Holyoke, Massachussets, EUA, para recreação, pois o basquetebol era batida em uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,83 m, e deu o nome de Mintonette que só mais tarde se tornou volley-ball.
O desenvolvimento do voleibol no mundo é dividido em três partes. Primeira fase- difusão (1895 a 1925), a apresentação formal do voleibol deu-se na Universidade de Springfield (EUA), em 1896.Após a sua apresentação formal, o desporto começou a ser praticado também em recinto aberto, o que facilitou a sua difusão nos EUA, tendo em vista o movimento de Playground Publico que acontecia naquele país.A difusão do Voleibol pelo mundo deve-se muito a ACM, principalmente no início.Com relação a difusão do voleibol no mundo podemos destacar os anos de introdução do Desporto em diversos países.
Segunda fase- esforços organizacionais (1925 a 1947), nesta fase o destaque é dado ao que consideramos primordial para a organização de um Desporto, que é criação de Organizações (Federações) que possam gerenciar o regulamentar o Desporto.
Terceira fase - evolução técnica – tática pode dizer que os fatores determinantes da evolução técnico- tática de um Desporto são os campeonatos e as mudanças nas regras. Desses dois fatores, como não poderia deixar de ser, foi muito importante a realização dos campeonatos continentais e mundiais, o que possibilitou o contato entre as diversas “escolas” de voleibol existentes, as quais, na ânsia de superar os adversários, implantaram modificações na “maneira” como suas equipes