Biomembranas (biofisica)
Como exemplo pode citar os gases O2 e CO2 que atravessam a membrana com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica, temos outros como N2 e CH4. •Difusão facilitada: é a passagem de soluto através de proteínas especificas ,permeasses, essas proteínas alteram o movimento de um soluto através de uma membrana. Podemos citar alguns anticorpos que alteram o fluxo transmembrana de íons. Como exemplo a valinomisina aumenta a permeabilidade aos íons K+ ou Na+ por meio da difusão facilitada.
•Osmose: è muito importante em processos biológicos, pois todas as células vivas são revestidas por membranas semipermeáveis e são também subdivididas internamente por tais membranas. Desse fato as moléculas resultam as difusões seletivas, quando somente as moléculas relevantes a vida e as funções de determinada célula se difundem através de suas membranas. Além da osmose a passagem de fluidos ou solutos através das membranas celulares pode ser efetuada pela difusão ou por algum tipo de transporte ativo.
Um exemplo de osmose nos seres humanos e animais é a dialise processo pelo qual os produtos metabólicos inúteis e ou tóxicos são removidos do sangue pelos rins, os glomérulos contidos nos nefros são e membrana semipermeável e também possuem a propriedade de filtragem. A separação de solutos do solvente(sangue)ocorre devido a pressão osmótica existente face a variação de concentração dos solutos ,enquanto que a filtragem so se processa quando há uma diferença d pressão hidrostática através da membrana. Assim para que os rins possam funcionar a pressão sanguínea deve ser no mínimo de 70mmHg.Consequentemente uma queda da pressão sanguínea pode provocar problemas graves.