volei
Caracteriza-se pela postura em que o jogador deve permanecer, aguardando a bola vinda do adversário, seja para recepção do saque adversário para a defesa. Facilita os deslocamentos rápidos ou das ações de mudança de todos os membros do corpo mas diversas situações dentro da partida. Também chamada de posição inicial.
Posição inicial: Pernas semi-flexionadas, um pouco afastadas alem da abertura dos ombros, um pé ligeiramente á frente do outro, tronco inclinado á frente, braços para fora e parado ao lado do corpo, com as palmas das mãos para dentro, cotovelos ligeiramente flexionados e voltados para baixo. Desenvolvimento: Deve avaliar, força e posição de expectativa, executando o melhor fundamento para recuperar a bola.
Movimento ou deslocamento:
Deve-se projetar os joelhos um pouco para frente, tirando os calcanhares do solo, de forma que a projeção do joelho neste incida á frente da planta do pé. A movimentação do jogados deve ser racionalizada e objetiva tendo respostas com velocidade de reação. Muitos confundem com saltitos dados por lutadores do boxe. Estando em posição de expectativa, querendo se deslocar para a direita, o jogador realiza uma passada lateral com a perna direita, sobre a qual apoiara o corpo. A perna esquerda tocará o solo somente após a partida com a direita, indo direto ao seu destino final.
Toque:
Utilizado para levantamentos diversos, e em virtude da nova regra, para defesa e recepção do saque. Deve ser aplicado com eficiência e correção pelos técnicos, pois é a base de aprendizagem e aperfeiçoamento dos outros tipos de toque.
Posição Inicial: Pernas afastadas, um pé á frente, no prolongamento da linha dos ombros; quadril encaixado; cabeça ligeiramente inclinada pata trás; braços semiflexionados, naturalmente separados acima e á frente do rosto e punhos semiflexionados; dedos separados com o polegar ligeiramente voltados para baixo, formando “quase” um triangulo entre os polegares e