CONCEPÇÕES ESTÉTICAS NA GRÉCIA ANTIGA
TRABALHO DE FILOSOFIA
Professor: Rafael
Aluna: Jade Nobrega Turma: 111 edificações
12/11/2013
CONCEPÇÕES ESTÉTICAS NA GRÉCIA ANTIGA
A palavra estética significa “aquele que nota, que percebe”. Estetica é conhecida como a filosofia da arte que estuda aquilo que é considerado ‘ belo’ e aquilo que é considerado feio. As diversas concepções de beleza, mas também observa o sentimento que uma coisa bela desperta em cada um de nós.
Platão
Para Platão o belo era considerado como absoluto e eterno, totalmente perfeito e completo. Sem depender da materialidade era a própria ideia de perfeição. O que acabava deixando para o mundo apenas copiar essa perfeição. E somente obtendo juízo ideal de beleza suprema, se poderia definir o que era ou não belo, e o que tinha menor ou maior beleza.
Ele via o universo como dividido em dois mundos, o mundo em ruína e o mundo em forma. O mundo que vimos é o mundo da ruina. Mas o mundo autentico ,do qual o nosso recebe a existência é o mundo perfeito, eterno e imutável.
A nossa alma eterna sofre uma decadência a se juntar com o nosso corpo material. Por ser eterna a nossa alma já havia contemplado a beleza suprema e a natureza divina, e acaba ficando com saudade dela e algumas almas estariam aptas a recordar das belezas uma vez contempladas.
Eis um texto platônico referente à reminiscência:
”A alma é imortal. Renasceu repetida vez na existência e contemplou todas as coisas, existentes tanto na terra como no Hades, e por isso não existe nada que ela não conheça. Não é de espantar que ela seja capaz de evocar a memória a lembrança de objetos que viu anteriormente e que se relacionam tanto com a virtude quanto com as outras coisas existentes.