Volei Adaptado
O voleibol para a terceira idade foi adaptado para que os idosos jogassem numa força segura e prazerosa, com o objetivo de proporcionar momentos recreativos e dinâmicos, que auxiliem na melhora da qualidade de vida de seus praticantes, possibilitando o desenvolvimento no aspecto cognitivo, fisiológico, motor e social dos jogadores.
DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, REGRAS E ADAPTAÇÕES:
Este Sistema de Disputa é parte integrante do Regulamento Geral da 26ª OLIMPESEC.
Este Sistema de Disputa seguirá às regras da Liga Regional de Voleibol.
Jogos serão realizados em melhor de 3 Sets de 15 pontos. Em caso de empate em 15 pontos, a partida acabará aos 17 pontos.
Cada equipe terá direito a 02 pedidos de tempo de 30 segundos por Set.
Rodízio – Toda vez que uma equipe recuperar a posse da bola deverá fazer um rodízio dos atletas em sentido horário.
INICIO DE JOGO (SAQUE):
O atleta deverá colocar a bola em jogo com uma mão, empurrando, arremessando a bola abaixo da linha dos ombros, não podendo exceder os 05 (cinco) segundos para sua realização.
RECEPÇÃO E PASSE:
Cada equipe poderá executar no máximo 3 toques e no mínimo 2 toques em cada jogada, não podendo passar a bola diretamente para o outro lado.
A bola não poderá ser passada para um atleta que já tenha participado da jogada, devendo obrigatoriamente passar por atletas diferentes.
Será considerado um toque quando um atleta tocar a bola com qualquer parte do corpo, segurar com uma ou duas mãos, encaixar, segurar ou rebater a bola.
Será permitido um leve “pipocar“ da bola no momento da recepção, sem que fique caracterizado que o atleta tenha perdido o controle da bola.
Quando 2 (dois) jogadores segurarem juntos a bola durante o jogo, será considerado 1 (um) toque de cada um, assim a equipe terá mais um passe ou poderá passar a bola direto para o outro lado da rede.
A bola poderá ser passada para a quadra adversária com toque, empurrada, arremessada, lançada ou outra forma qualquer, com as duas